• Endereço: Rua Iraci Marinho, 128
    Dis. Ind. Fernando Antônio Pereira

  • Tel. 37 3236.2425
    recrom@recrom.com.br

Cobreamento Eletrolítico

No processo de cobreamento da Recrom peças metálicas são revestidas com uma camada do metal cobre. Cada peça a ser recoberta é ligada ao polo negativo de uma fonte de energia, tornando-se cátodo do processo, pois atrairá os cátions da solução. Um eletrodo de cobre é ligado ao polo positivo da fonte de energia, tornando-se ânodo.

A cobreação é realizada em uma solução de CuSO4 ou mistura de sais de cobre. Durante o processo ocorrem as seguintes reações:

Ânodo (eletrodo de cobre) Cu0 => Cu2+ + 2e- - 0,34 V
Cátodo (peça) Cu2+ + 2e- => Cu0 + 0,34V

A oxidação do cobre no eletrodo de cobre fornece os elétrons necessários para a redução do mesmo cobre sobre a superfície da peça a ser protegida. O cobre é oxidado e reduzido durante o processo. O sucesso do processo de galvanização reside na geração de condições que propiciem aderência do metal reduzido sobre a superfície da peça metálica a ser protegida.

Os íons presentes na solução são: SO42-, Cu2+ e os devidos ao processo de auto-ionização da água (H1+ e OH1-). As reações concorrentes no ânodo e no cátodo seriam as da participação da própria água no processo, estas não ocorrem por serem desfavoráveis em relação às reações que o Cu0 e Cu2+ podem realizar.